Cidades

Maricá faz blitz educativa no trânsito

Uma ação educativa de trânsito levou vários agentes até as ruas do Centro de Maricá para falar sobre a importância das leis de trânsito e os perigos em desrespeitá-las.  Centenas de motoristas foram abordados e ganharam uma revista Coquetel do Simarito, o mascote da campanha. Trata-se de um panfleto educativo com orientações da equipe “Operação Verão”, composta por guardas municipais e orientadores de trânsito que nos finais de semana atuam nas praias e lagoas de Maricá.

“Essa iniciativa é uma forma de dar boas vindas ao “maio amarelo”, campanha realizada em 2017, e que retorna no mês que vem, quando divulgaremos novas estatísticas sobre o trânsito de Maricá”, afirmou Raquel Lima, coordenadora de Educação para o Trânsito. “Para se ter uma ideia, somente vítimas fatais tivemos uma redução de 50%”, adiantou.

O diferencial da blitz no Centro é que a ação é educativa e não punitiva. “O trabalho da equipe é advertir e orientar os condutores sobre o respeito à sinalização de trânsito, sejam eles, moradores ou turistas”, detalhou. “Nossas ruas estão bem sinalizadas, estão asfaltadas e, por isso, nossa ação é voltada para o comportamento dos condutores. Todos nós temos que respeitar os ciclistas e os pedestres”, ressaltou Raquel.

A Blitz Educativa também estará presente neste sábado (14) nas ruas do Centro e entrada da cidade. E, as sextas-feiras, a equipe estará próxima as escolas. “A educação para o trânsito se dá em um processo continuo de construção de conceitos e valores  para o exercício da cidadania”, frisou  Raquel Lima.

< Oportunidades de trabalho no Sine RJ Oportunidade de estágio <